30 de abril de 2015

Dicas de como cuidar de seus livros

 


  • A cada 15-20 dias oxigene o livro, ou seja, abra e folhei-a, permitindo que ela respire. Isso evita o acúmulo de pó e a proliferação de fungos.
  • Não use produtos abrasivos para limpar a estante. Limpe a estante com um pano levemente úmido, misturado com sabão neutro. E seque bem.
  • Evite tirar os livros da estante puxando pela borda superior da lombada, isto o danifica. 
  • Não coloque os livros muito unidos nas prateleiras. Deixe um espaço, para que não se deteriorem e consigam respirar.
  • Procure não manusear os livros com as mãos sujas ou engorduradas. 
  • Não umedeça o dedo com saliva para virar as páginas, pois pode desencadear reações ácidas (manchas). O ideal é virar pela parte superior da folha.
  • Não fumar, beber ou comer, em cima do livro, pois atraem insetos.
  • Evite apoiar os cotovelos sobre os livros, isso pode romper a lombada.
  • Não use clipe metálicos, esse material enferruja deixando marcas difíceis de serem removidas.
  • Mantenha os livros na vertical. Se eles ficarem “deitados” na diagonal, se deformarão. Na horizontal também, além de ficarem com a capa marcada.
  • Para a limpeza no dia a dia, você pode usar um espanador para remover a poeira.
  • Se a estante fica em um lugar com um pouco de umidade, espalhe pelas prateleiras algodão embebido em terebintina (vendida em lojas de produtos para artes). Troque a cada três meses.
  • Estantes com portas de vidro são as mais recomendadas para guardar livros, pois os mantém protegidos dos insetos e também da poeira. Mas tudo bem se você só tiver uma estante aberta, pois é a mais comum mesmo. Basta ter esses cuidados.

Achou que era fácil cuidar de seus livros né rs Para aqueles que amam seus exemplares, assim como eu e que querem mantê-los por um longo período, todo trabalho é bem vindo.

18 comentários:

  1. Ótimas dicas, de hoje em diante vou por em prática rs

    ResponderExcluir
  2. Eu lendo as dicas e olhando pra minha estante pra ver se está tudo certinho kkkkk
    Ótimas dicas!

    http://valentina-albuquerque.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  3. Super legal♥ Adorei as dicas http://blogjaaylaislla.blogspot.com.br/ meu blog :)
    Estou pensando em fazer outra mas ainda não decidi!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada ♥ não precisa fazer outro Jaay, gostei do seu blog, em vez de fazer outro, porque não deixar ele mais à ver com a sua cara ♥

      Excluir
  4. Nossa eu estava super maltratando meus livros e não sabia, amei mesmo o post, haha vou agora mesmo consertar tudo que eu tava fazendo de errado
    http://vivendovento.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rs dei uma olhadinha no seu blog e adorei tudo, parabéns ♥

      Excluir
  5. Eu amo ler, e adorei as dicas, rs. Ah, já estou seguindo!
    Beijos e muito sucesso!
    http://www.jessicamontagnhani.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Jessica , também to te seguindo, e parabéns pelo seu blog adorei e muito sucesso para você também ♥

      Excluir
  6. Gostei dessas dicas
    não conhecia a maioria
    adorei
    tenho muitos livros e precisamos sempre conservá-los para durarem muitos anos
    bju

    http://karinapinheiro.com.br/ah-essa-tal-felicidade/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Karina, precisamos sempre conservá-los da melhor forma possível ♥

      Excluir
  7. Muito legais as dicas!!! Não gosto que meus livros fiquem cheios de bolinhas amarelas...
    Beijos e beijos

    http://simplesmentelilly.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não gosto rs chega bater uma tristeza quando vejo algum livro com bolinhas amarelas, obrigada pela visita ♥

      Excluir
  8. Seu Blog é lindo parabéns. Já estou seguindo.... será que vc pode seguir o meu tbm? http://amoreseamorasforever.blogspot.com.br/.../lanza

    ResponderExcluir